Perfil

clique aqui 

Sou jornalista, historiador e professor. Ecologista também. Ahh, e idealista. Faço parte daquele grupo de sonhadores, ativistas e empreendedores, seres que atravessam a existência tomados de Esperança. Trata-se da esperança no Homem, na Sociedade, na Civilização, herança do imaginário Iluminista.

Deve ser por essa razão que nasci a 8 de junho de 1961, em Natal, RN, no momento em que a humanidade festejava o fato do foguete Sputnik ter levado Yuri Gagarin ao espaço. Cresci sonhando viajar pelas galáxias. Toda criança tem um herói de inspiração. Eu queria ser o Batman. Também já brinquei de ser Ivanhoé,  Will Robinson, da série de TV “Perdidos no Espaço, passei pelo capitão Kirk, de Star Trek, até chegar ao mestre Yoda, de Star War. Ai virei cavaleiro templário.

Ainda sonho ir ao espaço. Enquanto isso não acontece, estudei Jornalismo, fiz mestrado e doutorado em História, sempre pela Universidade de Brasília. Também trabalhei bastante. Hoje trabalho como editor-chefe da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea, e como professor da Universidade Católica de Brasília.

Já varei muitas madrugadas como JORNALISTA. Atuei como repórter, editor, colunista ou diretor em veículos como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, revistas Veja, Manchete, Dinheiro e IstoÉ. Colaborei com colunas ou artigos em veículos como Exame, Imprensa, Playboy, Interview, República, Primeira Leitura, Brasil História e, atualmente, para os jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Ganhei diversos prêmios de jornalismo, como o Prêmio Esso e o Abril.

Como HISTORIADOR, optei pelos estudos da História Cultural, com ênfase em Direitos Humanos. Tenho identificação especial pela Filosofia da História de Hegel, pelo pensamento libertário de Proudhon e pela coragem intelectual de Hannah Arendt. Minha dissertação de Mestrado foi publicada em livro, sob o título de “A Lei da Selva” (Geração, 2006), tendo sido agraciado no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2006, e como finalista do Prêmio Jabuti 2007.  A tese de doutorado, também pela UnB, é sobre “As Memórias dos Guerrilheiros do Araguaia” (defesa em fevereiro de 2014). Ainda no campo da História, trabalhei como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.

Amo caminhar nas montanhas, tecer um belo texto e entrar em sala de aula. Amo meus alunos. Como PROFESSOR, lecionei na Universidade Católica de Brasília, no Instituto de Ensino Superior de Brasília e na Fundação Casper Líbero, São Paulo. Tornei-me, ainda, pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Hoje, leciono novamente na Católica de Brasília. Mais detalhes no Currículo Lates, link abaixo:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4234206P1

Como ECOLOGISTA, planto árvores e preservo nascentes. Recuperei uma terra degradada perto de Brasília, onde hoje está instalada a Comunidade Terapêutica www.salveasi.com.br para Dependentes Químicos. Em um santuário ecológico em Pirenópolis, a Reserva do Vale das Andorinhas, preservo com máximo cuidado a nascente do Água Limpa, planto árvores e construo uma EcoEscola.

Este blog não tem pretensões maiores, mas tão-somente a de tornar público meus arquivos pessoais. Talvez algum deles consiga aspergir alguma informação ou ideia que venha a ajudar a abrir novos caminhos do bem.

Fotos

  • Martin Luther King Martin Luther King
  • Mandela Mandela
  • Paulo de Tarso Paulo de Tarso
  • Kenobi Kenobi
  • Proudhon Proudhon
  • Tereza Tereza
  • Yoda Yoda

Amigos do Blog no Face

Arquivo

maio 2016
D S T Q Q S S
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Tags

Escolha o Indioma

'