CORPO DOCENTE – COMUNICAÇÃO E INTELIGÊNCIA NA GESTÃO DE CRISES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In in volutpat lectus. Duis a imperdiet tellus, sed placerat magna. Praesent at tortor in metus scelerisque consequat ut at dolor. Aliquam quis volutpat enim. Vivamus dapibus erat quis vulputate facilisis. Nulla facilisi. Curabitur id vestibulum purus. Praesent laoreet, augue et ullamcorper bibendum, tortor nunc congue mauris, vel facilisis tellus elit sit amet ex. Nulla viverra varius ante vitae tincidunt. Etiam ullamcorper lacus id nisi feugiat, sed facilisis turpis tempor.

Homero Zanotta

Homero Zanotta

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, especialista em Inteligência e em gerenciamento de crises nas esferas pública e privadas. Possui MBA em Gestão Estratégica da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília), e em Estratégia Executiva pela FGV-RJ. Especialista em Comunicação Social, atuou no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2004 a 2011, participando de grupos de gerenciamento de crises durante os governos dos presidentes Lula e Dilma Roussef. Experiência em análise organizacional, elaboração de diagnósticos comunicacionais e desenvolvimento de planos, projetos e programas de gestão pública e privada.

Hugo Studart

Hugo Studart

Jornalista, professor universitário e executivo de Relações Institucionais. Graduado em Jornalismo pela Universidade de Brasília-UnB; especialização em Ciência Política, mestre e doutor em História Politica, também pela UnB. Atuou como repórter investigativo nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; editor e/ou ou colunista nas revistas Veja, Manchete e Dinheiro; Diretor e colunista da IstoÉ; editor-chefe da Desafios do Desenvolvimento, do Ipea. Agraciado em diversos prêmios, como o Esso e o Abril de Jornalismo, e o Wladimir Herzog de Direitos Humanos. Experiência de 16 anos em funções executivas, com ênfase em Relações Institucionais. Como professor, lecionou jornalismo na Fundação Casper Líbero (SP) e na Universidade Católica de Brasília; e, também, no MBA em Relações Institucionais do Ibmec. É pesquisador do Núcleo de Estudos da Paz e dos Direitos Humanos da UnB.

Artur Reis

Artur Reis

(a consultar) Economista pela PUC/RJ, Mestre em Administração de Empresas pela St. Mary´s Universities of San Antonio, Texas, MBA em Gestão para a Excelência pelo SENAI SC e Mestrando em Inovação e Desenvolvimento pela FG Laureate International Universites. Mais de 30 anos de experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Sólida experiência como executivo de planejamento financeiro e gestor de marketing de empresas multinacionais: Texaco, Gillette, Pepsi-Cola, Kibon-Sorvane e Tintas Coral. Atuou por mais de 6 anos como Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sesi PE. Reconhecida vivência como consultor e palestrante em planejamento estratégico, marketing, vendas e gestão empresarial. Foi Sócio-Diretor da Puma Comunicação e Marketing e da Prolev Indústria de Alimentos Saudáveis. Reconhecida participação como Presidente e Diretor de Associações como: Rotary Club do Recife, ADVB, Abrigo Cristo Redentor e G-10 Consultorias Associadas.

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

(a consultar) – Consultor de Inteligência, Contrainteligência e Inteligência Competitiva. Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Especialista em Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEX) e pós-graduado em Inteligência Estratégica, pela Universidade Euroamericana de Brasília e em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui os cursos Básico, Intermediário e Avançado de Inteligência do Exército e de Técnica de Entrevista pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Esint/Abin). É certificado no Competitive Intelligence Professional pela Academy of Competitive Intelligence (ACI). É consultor qualificado e experiente em Análise de Inteligência, Operações de Inteligência, Técnica de Entrevista e Contrainteligência. Foi instrutor de Operações de Inteligência da ExIMEx e da Esint/Abin. É coautor dos livros Fundamentos da Inteligência Competitiva (Ed. Thesaurus, 2010) e Metodologia FIGE – Ferramentas integradas de Gestão Estratégica. É o criador da metodologia Análise da Dinâmica de Atores.

Raul Sturari

Raul Sturari

Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Guerra Naval. Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Militares pelo Exército; Pós-Graduado em Pedagogia pela UFRJ; e Bacharel em Administração pelas Faculdades Salesianas. Foi Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Secretário-Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”, de Prospectiva Estratégica. Professor de pós-graduação e consultor em projetos públicos e privados nas áreas de Planejamento e Gestão, Prospectiva e Dinâmicas Governantes.

Romaly de Carvalho

Romaly de Carvalho

Especialista em Etiqueta Profissional e Marketing Pessoal da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Autora dos livros “Manual do adolescente popular: Um guia de etiqueta e comportamento social” e “A sua imagem ajuda ou prejudica seus esforços para crescer na carreira?”. Atuou como consultora do Programa VIP-TV, da TV Gazeta, e da YES-TV, onde discutia temas relacionados à etiqueta profissional e social. Colabora com diversas Revistas escrevendo artigos sobre comportamento profissional. Servidora pública de carreira, com larga experiência como Chefe de Gabinete e Coordenadora de Administração de Gabinete de Ministro, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação.